Forte procura mundial de diamantes faz disparar vendas da Alrosa

Nos primeiros quatro meses do ano, as vendas da empresa estatal russa ascenderam a 1,6 mil milhões de euros, muito por conta do forte aumento da procura de joalharia com diamantes nos principais mercados.

Inês Amado
Maio 12, 2021
14:20

O grupo russo Alrosa, o maior produtor mundial de diamantes em bruto, anunciou esta quarta-feira que o volume de vendas em abril de pedras brutas e polidas subiu 12% para cerca de 331 milhões de euros.

“As nossas vendas em abril foram sustentadas pelos resultados bem-sucedidos em leilões de diamantes em bruto de grande qualidade, bem como pelas fortes vendas de diamantes polidos”, explicou o vice-presidente do grupo, Evgeny Agureev.

Nos primeiros quatro meses do ano, as vendas da empresa estatal russa ascenderam a 1,6 mil milhões de euros. O contraste é muito evidente face ao volume das vendas reportado no auge da pandemia em abril de 2020, que foram de apenas 13 milhões de euros.

A atividade da Alrosa, cujo principal rival é a unidade De Beers da Anglo American, está a recuperar gradualmente a sua produção, depois de ter registado uma quebra de 22% no ano passado. Em 2021, a empresa espera retomar a produção anual regular de 36 milhões a 37 milhões de quilates nos próximos dois a três anos.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.